Conceitos & Curiosidades
Do que depende a Fixação de um perfume?

A fixação de um perfume não depende apenas de um fator, mas sim da combinação de vários fatores. Os principais são: O tipo da fragrância; a maceração; o tipo de pele da pessoa e a temperatura ambiente.

FRAGRÂNCIA Alguns perfumes trazem na sua composição substâncias mais voláteis, pelo que evaporam mais rápido. Não se trata do perfume ter ou não qualidade, mas sim de uma caraterística da fórmula de determinados perfumes. Uma mesma grife pode ter perfumes que fixem mais que outros. Perfumes suaves contêm matérias-primas menos intensas e, assim, tendem a fixar menos na pele. Perfumes marcantes costumam possuir na sua formulação matérias-primas bastante intensas e, assim, fixam por mais tempo.

MACERAÇÃO Maceração é um processo onde o perfume após ser fabricado permanece em repouso por um determinado período de tempo. Normalmente o período de maceração utilizado pela maioria das indústrias é de 30 dias. No entanto quanto maior o período de maceração, maior será a fixação deste perfume. Visto que os perfumes continuam a macerar após o envase, mesmo dentro da embalagem, não é apropriado comparar imediatamente a fixação de um perfume que demorou 1 ano a gastar, com o mesmo perfume recém-fabricado.

TIPO DE PELE Após ser aplicado na pele, o perfume interage com diversos componentes de nossa pele. Algumas fragrâncias têm pequena variação de odor de acordo com o tipo de pele do usuário. Perfumes aplicados em pessoas com pele negra, tendem a fixar mais por causa da melanina existente neste tipo de pele. Perfumes aplicados em pessoas com pele seca tendem a fixar menos. Também os perfumes fixam menos tempo em pessoas que transpiram muito, pois os mesmos evaporam mais rápido.

TEMPERATURA AMBIENTE A temperatura ambiente é outro fator decisivo. Obviamente os perfumes evaporam. Assim quando o clima está muito quente os perfumes fixam menos tempo. Quando o clima está mais fresco os perfumes fixam mais tempo. O mesmo princípio aplica-se a pessoas em dias agitados que necessitam transitar de um lado para outro ou caminhar muito. E usuários que passam o dia inteiro num ambiente climatizado, terão um resultado de fixação maior do aqueles que estiverem a trabalhar na rua.

A Influência dos aromas na nossa vida


A maior parte das pessoas pensa que perfumar-se é um capricho, um luxo, ou que é necessário apenas para a sedução. Este pensamento resulta de um grande desconhecimento da profunda influência que os odores possuem sobre o cérebro humano. Os aromas são importantes em todos os aspectos da nossa vida e, se entendermos melhor o seu funcionamento, podemos utilizá-los a nosso favor.

O nervo olfativo, que conduz as informações geradas pelos aromas, vai para o córtex olfativo, no rinencéfalo – uma das regiões mais antigas em termos evolutivos do cérebro humano. Essa área fica ao lado do córtex frontal, região que processa parte das emoções e do comportamento social das pessoas. Por isso, ela tem uma forte influência sobre esses aspectos. O estímulo do córtex olfativo pode afetar o humor, a libido, a capacidade de concentração, gerar estados de sedação ou alerta, aumentar ou reduzir a agressividade, trazer lembranças esquecidas à consciência e alterar o julgamento da realidade percebida.


COMO FUNCIONA Quando os estímulos dos odores chegam ao córtex olfativo, no rinecéfalo, estes geram áreas de facilitação e de inibição – o que significa que os estímulos se concentram em espaços específicos do córtex frontal, modulando as respostas do cérebro e do comportamento. Odores diferentes causam respostas completamente distintas, considerando as áreas onde há maior ou menor atividade neuronal, as quais geram respostas específicas. Isso significa que, se escolher o perfume adequado para a sua entrevista de emprego ou para o seu primeiro encontro amoroso, vai aumentar as suas hipóteses de êxito. No caso de o seu odor ser inadequado, por outro lado, a probabilidade de insucesso será muito alta.

FAMÍLIAS OLFATIVAS Um dos ensinamentos tradicionais que é incorporado pela indústria de perfumaria são as chamadas "famílias olfativas". Trata-se de grupos de aromas que possuem afinidade olfativa entre si, aos quais podemos atribuir alguns efeitos sobre o comportamento humano. As principais famílias olfativas utilizadas na perfumaria atual são: amadeirado, floral, frutal, herbal, cítrico, doce, aromático e chipre.
Cada família possui características que nos fazem relaxar, renovam as nossas energias ou estimulam. Mas todas nos transportam para um lugar delicioso.

Os perfumes amadeirados vêm de essências resinosas, como o incenso e o breu. Quente ou frio, mas sempre sensual. As madeiras como o cedro, âmbar, mogno e ébano evocam a permanência das árvores e tornam a sua fragrância rica e marcante. Estas são mais discretas e ideais para situações formais, porque reforçam o conceito de seriedade. São os perfumes ideais para serem usados numa entrevista de emprego, pois transmitem a ideia de responsabilidade. Serão também indicados para usar em provas e concursos, uma vez que também estimulam a capacidade de concentração.

As fragrâncias florais são mais femininas, denotando delicadeza, beleza e leveza. Da doçura do lírio às diversas faces da rosa, estas fragrâncias podem ser frescas ou doces, mas sempre evocando delicadeza, romance e amor. São extraídas de óleos essenciais de flores, como a rosa e o jasmim, sendo adequadas para cerimónias como batizados e casamentos, pois trazem alegria e relaxamento. Estes perfumes são particularmente indicados para mulheres que trabalham na área das vendas. As essências florais facilitam o despertar do impulso de compra ou gastos.

Nos perfumes frutados, o poder renovador dos frutos suaviza as madeiras ou aquece os florais. Porém, são sempre apetitosos e trazem ao perfume um toque delicioso e surpreendente.

As fragrâncias Herbais provêm dos bosques e da natureza e são extraídas das folhas aromáticas. São adequadas para situações muito informais ou sempre que se deseje criar um clima que evoque a natureza ou um conceito natural.
Os aromas herbais são interessantes para pessoas que trabalhem com produtos orgânicos ou naturais. São igualmente recomendados para pessoas que estejam em processo de perda de peso.

Os perfumes cítricos são os que possuem maior potencial afrodisíaco. São essências excitantes, ideais para atrair e seduzir o sexo oposto. Em termos terapêuticos, são perfumes indicados em quadros de depressão, ou para melhorar a auto-estima.
Notas vibrantes, como limão ou a laranja, notas frescas e alegres, como a bergamota e a mandarina, compõem o buquê cítrico. Uma explosão de vivacidade para renovar suas energias.

Fougére / Aromático: nesta família, a mágia das especiarias é transportada aos perfumes, revelando essências que estimulam os sentidos e fazem crescer água na boca.

Chipre:
estas composições são baseadas em aromas de musgo de carvalho, patchouli e bergamota. A riqueza das notas chipre combina bem com as notas florais ou frutadas. Esta família reagrupa perfumes marcantes, facilmente reconhecíveis.






Parabéns!O seu registo da nossa Newsletter foi efetuado com sucesso.
ATENÇÃOO formato de e-mail está incorreto.
ATENDIMENTO AO CLIENTE

Móvel & Whatsapp: (0351) 911 104 485 Telefone Fixo: (0351) 212 106 395 sparfum@sparfum.com sparfum2016
Sede/Armazém
Rua Alves Redol, lote 2344 r/c
2975-254 - Quinta do Conde
Setúbal / Portugal
© Aromanexo, Lda. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Aromanexo, Lda proprietária da marca S Parfum. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.